Fale Conosco: +55 (11) 2676-3111 | focusquimica@focusquimica.com

Focus News

As últimas notícias do mercado.
Confira todas as novidades.

9/01/2015

A reinvenção dos Esmaltes de Unhas: A transformação do Mercado Brasileiro

Começou na antiga Babilônia (na cor preta), passou pelo antigo Egito (henna) e usamos há muitos e muitos anos uma dispersão de nitrocelulose em solventes orgânicos, plastificada, aditivada e pigmentada. A primeira movimentação nas fórmulas tradicionais ocorreu há alguns anos atrás graças à substituição de alguns itens comprovadamente perigosos à saúde (formaldeído, tolueno e ftalatos…os tais 3-free). Nosso país ainda reluta em banir totalmente tais itens, mas empresas mais cuidadosas com seu público já a fizeram voluntariamente. Contudo, esta substituição causou uma diminuição no desempenho do produto.

Nos últimos 10 anos, percebemos a busca incansável por novas cores, novos acabamentos, novos efeitos visuais especiais, texturas, e, mais uma vez, a utilização de produtos não recomendados por boas equipes de assuntos regulatórios foram para as prateleiras.

Recentes avanços tecnológicos confiáveis começam a encantar o público mais exigente que busca maior durabilidade e brilho, melhor acabamento, enfim, melhor qualidade.

Há 4 anos no mercado, o Esmalte Gel já conquistou 15% do mercado dos EUA em termos de valor, com presença marcante no setor profissional (salões) e também presente no varejo (kits). A tecnologia vem do setor dental, resinas com cura / secagem via luz LED, através da norte-americana Keystone (fundada em 1898), proprietária das patentes mundiais mais importantes também nesta nova aplicação. Clientes internacionais que aderiram à esta nova tecnologia (Coty – Sally Hansen, OPI, Gelish, Red Carpet, Pacific World – Sensationail, L’Oréal – Essie, etc) gostaram da inovação e de seus resultados. Através deste excelente retorno dos principais players do mercado, a Keystone comprou uma fábrica da multinacional alemã Merck em Gibbstown – New Jersey, com 26.000 m2 e nesta nova instalação fundou a empresa Polychromatic, a fim de expandir seus negócios para atender esta exigente categoria. A Polychromatic lançou um portfólio de produtos com formulações clássicas (cremosos, cintilantes, glitteres) e sempre 3-free, formulações diferenciadas entre bases e top coats, formulações com desempenho superior, formulações Gel Look (aparência de Esmalte Gel, sem cura via luz LED) e até inovações que definitivamente contribuem para a reinvenção dos esmaltes de unhas através de formulações híbridas – resinas tradicionais e resinas reativas ao UV natural em um mesmo produto. Origina-se assim uma gama de produtos nunca vista nesta categoria.

O Brasil é o país no mundo que mais vidros de esmaltes para unhas comercializa por ano (EUA # 1 em valor, Brasil # 1 em volume), mas historicamente tem seu principal impulso de vendas em seu respectivo baixo custo. O público interessado em novas tecnologias, seguras, com maior desempenho e valor justo, certamente ajudará a transformar o mercado brasileiro.

A empresas Keystone e Polychromatic tem seus produtos (ingredientes) distribuídos no Brasil pela www.focusquimica.com

 

Compartilhe:

Todos os Direitos Reservados © 2009-2024