Fale Conosco: +55 (11) 2676-3111 | focusquimica@focusquimica.com

Focus News

As últimas notícias do mercado.
Confira todas as novidades.

25/08/2015

Filtro Solar – Olisun e Oxisol

Body-Suncare-630x338O uso de protetor solares é normalmente associado com dias de calor em que vamos à praia, piscina ou outras situações em que estamos diretamente expostos aos raios solares. Entretanto, o uso de protetor solar deve ser um hábito diário, pois o Brasil é um dos países com maior nível de radiação solar do mundo e os níveis de raios ultravioletas são altos durante todo o ano. Dentre as principais radiações solares, podemos destacar os raios Ultravioletas A e B. Os UVAs bronzeiam superficialmente a pele, mas contribuem para o envelhecimento precoce, induzido pela exposição solar por tempo prolongado, enquanto os UVBs são considerados raios mais nocivos e em excesso podem causar queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele, principalmente em indivíduos de pele mais sensível.

O uso do protetor solar previne o envelhecimento precoce e o câncer de pele, mas é necessário saber escolher corretamente o fator de proteção (FPS) adequado para seu tipo de pele e tempo de exposição solar.  O fator de proteção solar (FPS) mede a capacidade do protetor solar de prevenir o dano causado pelo sol à pele. Ele funciona da seguinte maneira: se sua pele desprotegida começa a ficar vermelha em cerca de 20 minutos, quando utilizar um protetor solar de FPS 15 teoricamente irá prevenir queimadura solar por um tempo 15 vezes maior, ou seja, cerca de 5 horas.  Deve-se também considerar a sensibilidade de cada tipo de pele e o modo de uso de cada protetor.

Para quem produz produtos voltados à cuidados solares (Sun Care), algumas peculiaridades técnicas são observadas, como a incompatibilidade de filtros UVA e UVB, degradação do filtro ao longo do tempo, homogeneidade do filtro e sensorial pesado e pegajoso.

Pensando nos problemas causados pela exposição solar e nos problemas de formulação, a Focus Química, juntamente com sua representada italiana Kalichem, traz ao Brasil dois ativos que prometem mudar o conceito de filtros solares no país.

O Olisun é uma micro emulsão de filtrossolares orgânicos já solubilizados que confere maior estabilidade ao produto, menor preço e o FPS final da formulação é dependente da sua concentração. A micro emulsão do Olisun é composta por ácidos graxos derivados dos óleos de oliva e coco, água, proteína, açúcares, ésteres e filtros UVA e UVB. A composição básica de filtros do Olisun é OctilMetoxicinamato, Octocrileno, Bemotrizinol e Avobenzona, que podem ser alterados segundo a necessidade. Dentre suas vantagens, destacam-se a sua capacidade de utilização em processos a frio, atuar como emulsionante quando em contato com a água, melhor homogeneidade na dispersão dos filtros e sensorial agradável. Pode ser utilizado em cremes, géis e sprays.

O Oxisol é uma molécula com alto poder antioxidante, que demonstrou poder superior ao de moléculas conhecidas no mercado, como o ácido ascórbico, tocoferol e resveratrol. Apesar de não ser um filtro solar, o Oxisol pode ser utilizado sozinho em formulações conferindo um FPS de amplo espectro UVB e UVA. O Oxisol representa uma nova estratégia para diminuir a concentração de filtros orgânicos nas formulações cosméticas, pois potencializa a proteção (efeito booster) e protege a pele contra radicais livres.

Compartilhe:

Todos os Direitos Reservados © 2009-2020