Fale Conosco: +55 (11) 2676-3111 | focusquimica@focusquimica.com

Focus News

As últimas notícias do mercado.
Confira todas as novidades.

21/12/2015

Divulgação In-Cosmetics Brasil 2015

Sun Care

O Fotoenvenlhecimento é a sobreposição de danos crônicos induzidos pelo UV no envelhecimento intrínseco e representa a maior parte das alterações relacionadas à idade na aparência da pele.

Sabe-se que as radiações UV geram radicais livres e espécies reativas de oxigênio (EROs) que contribuem para o fotoenvelhecimento. O Estresse Oxidativo resultante afeta as proteínas da matriz extracelular, as quais formam o tecido conjuntivo dérmico por danificar e desorganizar as fibras de colágeno e elastina; reduzindo colágeno e aumentando a atividade das matrizes metaloproteinases, um grupo de enzimas proteolíticas que degradam a Matriz Extracelular.

O fotoenvelhecimento pode ser atrasado e revertido pela redução da exposição solar e pela utilização de protetores solares na pele. Os protetores solares protegem a pele dos danos solares por diminuírem a penetração dos raios UVs pela absorção e/ou refração. No entanto, o uso de um alto fator de proteção solar (FPS) não fornece 100% de proteção para pele, além de que o desenvolvimento de produtos de alto FPS pode levar as pessoas a permanecer no sol por mais tempo sem perceberem quaisquer sinais de queimaduras.

Além disso, a atividade e/ou a fotoestabilidade dos filtros são de durabilidade limitada e têm um impacto negativo no meio ambiente, especialmente em organismos aquáticos. Finalmente, a energia absorvida pelos filtros UV podem não ser completamente convertidos em energia, formando radicais livres que conduzem ao estresse oxidativo.

Desta maneira, A Focus Química junto de seu parceiro Tagra Biotechnologies orgulham-se de lançar durante a In-cosmetics Brasil 2015 a mais nova e avançada linha de filtros UV microencapsulados, SunCap™, que representam uma Tecnologia moderna e patenteada para proteção solar.

A plataforma tecnológica da Tagra permite a fabricação de microcápsulas sejam de tamanho mícron inquebráveis e transparentes de filtros UV orgânicos e inorgânicos, que impedem a liberação do filtro UV sobre a pele.

Utilizando os Filtros UV da Tagra Biotechnologies o consumidor e o formulador se beneficiam:

  • Mantendo o protetor solar nas camadas superficiais da pele, melhorando o perfil de segurança e as propriedades de fotoproteção sob os efeitos negativos da radiação UV;
  • Reduz-se a absorção sistêmica;
  • Devido aos filtros inquebráveis, o produto final credita-se na melhoria da fotoestabilidade;
  • Fácil manuseamento, flexibilidade de pH e sem odor;
  • Sem necessidade do uso de solubilizantes de filtros;
  • É possível atingir valores de FPS maiores, superando incompatibilidades entre os filtros UV;
  • Evita-se a cristalização;
  • Habilita a capacidade de dispersão dos Filtros UV em fase aquosa;
  • Filtros físicos microencapsulados eliminam o branqueamento inerente sobre a pele;
  • Habilita aos formuladores desenvolver formulações suaves, de sensorial sofisticado e não oleoso.
  • Os Filtros disponíveis são: AvoCap: Avobenzona; OmcCap: Octyl methoxycinnamate; OxyCap: Benzophenone-3; HomCap: Homosalate; OctyCap: Octisalate; TitanCap: TiO2 e ZincCap: ZnO.

Os fatores de estresse ambiental como a luz UV, radiação infravermelho, má alimentação, tabaco e poluição também são responsáveis por gerar espécies reativas de oxigênio. Além disso, com a idade, nossas defesas antioxidantes são prejudicadas e, portanto, nossa capacidade de neutralizar EROs é reduzida.

Esteticamente falando, os radicais livres promovem a desidratação da pele, perda de elasticidade e firmeza, formando rugas, linhas de expressão, perda da uniformidade de sua textura e alterações em sua pigmentação.

A utilização de moléculas com poder antioxidante e antipoluição é de suma importância para reverter os danos causados pela exposição aos poluentes, por serem capazes de reduzir os radicais livres, que perdem seu potencial nocivo.

Para tanto, podemos indicar dois ativos diferentes para combater estes danos e dar uma força extra ao nosso sistema antioxidante:

O primeiro deles é a nova molécula desenvolvida pela representada Kalichem Itália, chamada Oxisol, que é uma especialidade com um poder antioxidante inigualável, muito superior a outros ativos do mercado. Eficaz e seguro em diferentes níveis sobre os fatores de risco acima referidos, a sua atividade e seu benefício antioxidante, de fato, vão muito além da ação fornecida pelos produtos utilizados tradicionalmente, como Resveratrol, tocoferóis, Vitamina C e etc. O Oxisol é ideal para quem quer associar o poder antioxidante de um produto com sua ação antipoluição, além de conferir um potente FPS booster em formulações direcionadas à proteção solar.

Já a empresa suíça, Mibelle Biochemistry, possui um ativo muito moderno chamado Perfection Peptide P7 que combate os radicais livres formados pelos fatores externos, bem como atua metabolicamente através de um heptapeptídeo biologicamente ativo que estimula a própria autodefesa da pele por mecanismos contra o stress oxidativo. É capaz de estimular as enzimas de proteção celular, proteger o DNA contra oxidação e neutralizar os radicais livres, fortalecendo a própria capacidade antioxidante da pele. É uma excelente opção para o desenvolvimento de DD creams, anti-aging e proteção solar.

Color Cosmetics

Muito mais que outros produtos cosméticos, a maquiagem é o produto mais próximos da moda, é diretamente influenciada pelos consumidores e aparece diferente de país para país.

Independentemente de mercado específico, produtos coloridos são verdadeiramente produtos sensoriais. A cada temporada e estações, os sentidos são estimulados por cores mais intensas, luminosas, de efeitos brilhantes (em pó ou líquidos) e também por texturas agradáveis.

Antigamente apenas existiam produtos com uma só função, e foram gradualmente evoluindo para produtos 2 em 1 com funções categoricamente cosméticas, e hoje em dia temos produtos que englobam até 15 funções sendo estas tanto cosméticas (melhora da aparência da pele, suavizador de sinais, disfarce do brilho e poros e etc), quanto funcionais (contendo componentes bioativos e biotecnológicos), e estes resultados provêm de uma expertise prévia no desenvolvimento de primers, bases e produtos Skin Care.

Os consumidores indicam que produtos multifuncionais em diferentes nichos são bem recebidos uma vez que os beneficiam com praticidade em utilizar apenas um produto multi funções, destacam a facilidade de uso durante a aplicação, o menor gasto com produtos diferentes e economia de tempo para se embelezar.

Seguindo este modelo de evolução em Color Cosmetics, destacamos produtos que se complementam e definitivamente atraem o mercado cosmético.

A Stearinerie-Dubois trouxe com sua expertise em ésteres vegetais e sintéticos o poder das texturas e sensorial para maquiagens. Trabalhando nos conceitos, tendências e performance, a Dubois possui uma gama de produtos para o desenvolvimento do famoso efeito “Blur” que em inglês significa desfocar, com o objetivo de criar uma maquiagem multifuncional (BB creams, por exemplo) com o efeito suavizador de imperfeições como: rugas finas, poros dilatados e oleosidade excessiva, uniformizando a superfície com efeito óptico instantâneo.

Para o desenvolvimento de uma fórmula a primeira etapa é combinar agentes texturizantes como o DUB DPHCC (Dipentaerythrityl hexacaprylate caprate) e outro éster de alta espalhabilidade como o DUB ZENOAT (Propanediol dicaprylate), assim como os melhores dispersantes de filtros solares DUB DIS (Diisopropyl sebacate) e DUB DIPA (Diisopropyl adipate). Essa base nos permite suavizar as imperfeições enquanto prepara a pele para a finalização da maquiagem. Veja abaixo fórmula orientativa:

Fase INCI Nome Comercial Empresa %
A Cyclopentasiloxane BRB CM 50  BRB Silicones 58,46%
A Pentaerythrityl Tetrabehenate DUB PTB Stearinerie Dubois 5,50%
A C 30-45 Alkyl Methicone AMS C30 Fornecedor local 3,75%
A Dipentaerythityl Hexacaprylate Caprate DUB DPHCC Stearinerie Dubois 8,00%
B Octocrylene Octocrileno Fornecedor local 2,00%
B Butyl Methoxydibenoylmethane Avobenzona Fornecedor local 0,80%
B Homosalate Homosalato Fornecedor local 1,60%
B Octyl Salicylate Octisalate Fornecedor local 1,00%
C Bis Ethylhexyloxphenol Methoxyphenyl Triazine Bemotrizinol Fornecedor local 0,60%
C Octyl Triazone Octiltriazona Fornecedor local 0,60%
C Diisopropyl Sebacate DUB DIS Stearinerie Dubois 0,80%
C Propanediol Dicaprylate DUB Zenoat Stearinerie Dubois 0,50%
C Diisopropyl Adipate DUB DIPA Stearinerie Dubois 0,35%
C C 12 – C 15 Alkyl Benzoate DUB B1215 Stearinerie Dubois 0,55%
C Ethyl Oleate DUB OE Stearinerie Dubois 0,20%
D PMMA Polymethyl Methacrylate  Fornecedor Local 6,50%
D Titanium Dioxyde (CI 77891) Dióxido de Titânio Focus Química 5,80%
D Iron Oxide (CI 77492) Ferroxide Yellow 510P Rockwood 1,83%
D Iron Oxide (CI 77491) Ferroxide Red 212P Rockwood 0,68%
D Iron Oxide (CI 77499) Ferroxide Black 78P Rockwood 0,18%
E Parfume Fragrância  Fornecedor Local 0,30%

 

Procedimento: Misture o conteúdo da fase B a 85°C, aqueça o conteúdo fase A a 85°C. Adicione A em B e agite por 10 minutos a 3000 rpm. Disperse C, agite a 3000 rpm enquanto a fórmula resfria e adicione na mistura a 30°C. Agite todo o conteúdo em rotação de 1500 rpm. Adicione D e agite por mais 15 minutos em rotação de 3000 rpm. Adicione fase E.

 

Para um efeito mágico ou lúdico, a Tagra Biotechnologies com sua plataforma tecnológica de microcápsulas rompíveis patenteada chamada RND™ (Release on Demand), desenvolveu pigmentos microencapsulados linha TagraCaps e linha CameleonCaps que permitem o ótimo isolamento dos pigmentos dos outros ingredientes das fórmulas, máxima estabilidade, facilidade na manipulação, pois os pigmentos podem ser adicionados sem nenhuma necessidade de agentes dispersantes, e a liberação da cor somente ocorre com a fricção do produto sobre a pele, mantendo a coloração clara da base até o momento desejado, A linha de pigmentos microencapsulados da Tagra pode ser utilizada em qualquer tipo de formulação, sendo portanto, uma excelente oportunidade de diferenciação em maquiagem e produtos multifuncionais para atrair o consumidor final.

Outro fenômeno desta categoria e apresentado como destaque durante a feira In-Cosmetics foi o Batom Matte. Com uma fórmula fácil de se reproduzir a Focus Química desenvolveu um incrível Batom Líquido Matte, confortável aos lábios, de alto deslize e perfeita aplicação. Destacam-se neste modelo de formulação os silicones da Holandesa BRB Silicones, com os silicones BRB 423 (Cetyl PEG/PPG – 10/1 Dimethicone) e BRB 2835 (Cetyl Dimethicone) como agentes emulsionantes à frio da fórmula, como agente dispersante dos pigmentos, foram utilizados BRB Caprylyl Methicone e o DUB ISO G3 (Polyglyceryl-3 diisostearate), da Sterarinerie Dubois. Por fim, para atingir um perfeito matte, duas matérias primas essenciais no processo foram: Microwax PTFE 6 (Poly (tetrafluoroethylene) – PTFE, Polyethylene) e BRB PMS-5 (Polymethylsilsesquioxane). A secagem deste Matte Liquid Lipstick irá surpreender, pois o silicone volátil de alta performance BRB DM 0,65, um Dimethicone linear de baixa viscosidade, é um dos maiores destaques desta formulação.

Claim da Formulação: Batom líquido com efeito matte, de aspecto cremoso. Utiliza emulsionantes que permitem um processo à frio assegurando a uniformidade do pigmento utilizado e maravilhoso efeito de opacidade do mesmo.

Fase INCI Função Nome Comercial Empresa %
A Disiloxante Silicone volátil que potencializa a secagem da fórmula BRB DM 0,65 BRB Silicones 10,00%
A Cyclopentasiloxante Silicone volátil que promove toque seco e toque agradável. BRB CM 50 BRB Silicones 10,00%
A Cetyl PEG/PPG – 10/1 Dimethicone Emulsionante Água em Silicone de baixo HLB. BRB 423 BRB Silicone 3,00%
A Cetyl Dimethicone Cera emulsionante que promove toque agradável BRB 2835 BRB Silicone 3,00%
A Isononyl Isononanoate Emoliente que confere espalhabilidade e toque sedoso. DUB ININ Stearinerie Dubois 1,00%
A’ Polyglyceryl-3 diisostearate Emulsionante PEG-free, dispersante de pigmentos e formador de filme. DUB ISO G3 Stearinerie Dubois 6,00%
A’ Caprylilmethicone Silicone dispersante de pigmentos BRB Caprylyl Methicone BRB Silicones 5,00%
A’ Mica and D&C Red 7 and FD&C Blue 1 and Methicone Pigmento Chromatique Bright Blue Red Impact Colors 10,00%
A’ Poly (tetrafluoroethylene) – PTFE, Polyethylene Agente matificante, confere sensorial cremoso com ótimas propriedades de adesão do filme Microwax PTFE Megh Care 10,00%
A’ Silica Agente matificante, confere sensorial seco e opacidade à pigmentos Silica Pirogênica Fornecedor local 10,00%
A’ Polymethylsilsesquioxane Agente matificante, confere aparência seca e opacidade além de evitar a transferência de pigmento BRB PMS-5 BRB Silicones 5,00%
B Water Veículo Água Deionizada Fornecedor Local 26,00%
B Sodium Chloride Agente Estabilizante Cloreto de Sódio Fornecedor Local 0,50%
C Ethylhexyl Gycerin Conservante IscaGuard EHG ISCA UK 0,50%
D Aroma Aroma N/A Fornecedor Local qs

 

Procedimento: Em um béquer pesar os ingredientes da fase A e reservar. Em um graal com pistilo dispersar o pigmento no BRB Caprylyl methicone no DUB ISO G3, adicionar os outros pós. Colocar a mistura sob agitação e adicionar a fase A à mistura, manter sobre agitação até que todos os grumos tenham sido dispersos (aproximadamente 10 minutos). Pesar e homogeneizar os ingredientes da fase B e adicioná-la lentamente sobre a mistura. Adicionar fases C e D homogeneizando após cada adição.

Hair Care

Os cabelos são constantemente expostos a fatores de estresse, como o estresse físico ao pentear os cabelos, escová-los, aquecimento de secadores, pranchas e baby liss ou irradiação UV, o que tende a desidratá-los e danificá-los. Além disso, o estresse químico também está presente com as tinturas, permanentes e alisamentos que conduz à formação de radicais livres e Espécies Reativas de Oxigênio (EROs). EROs afetam a estrutura capilar por oxidação e degradação das proteínas na superfície do cabelo. Esse estresse torna o cabelo mais poroso e sensível, áspero e sem luminosidade.

Para estes cuidados e também manter os cabelos saudáveis, com boa aparência e radiantes, algumas matérias primas tornam-se essenciais para manter os cabelos bem cuidados.

A BRB Silicones lançou uma molécula multifuncional chamada BRB 5446 (Silicone Quaternium-17 (and) Trideceth-7 (and) Trideceth-5) que é uma microemulsão não iônica, transparente, de um silicone funcional de amônio quaternário, ideal para todos os tipos de cabelo e projetada para deixar o cabelo suave, sedoso e brilhante. Devido sua composição, fornece benefícios únicos de condicionamento premium, especialmente adequado para formulações transparentes que visem: fácil desembaraço, secagem rápida, proteção contra o calor, força e elasticidade com efeito duradouro, potente efeito reparador aos cabelos danificados, alto brilho e efeito anti-frizz.

Abaixo exemplo de aplicação do BRB 5446 em uma fórmula de condicionador transparente de baixo custo e excelente benefício:

Claim da Formulação: Condicionador transparente que promove brilho, condicionamento e maciez acentuados ao cabelo.

Fase INCI Função Nome Comercial Empresa %
A1 Aqua Veículo Água Deionizada Fornecedor Local 91,50%
A2 Glycerin Emoliente Glicerina Fornecedor Local 2,00%
A3 Hydroxyethycellulose Espessante HEC Fornecedor Local 1,10%
B1 Cetrimonium Chloride Tensoativo Catiônico CCTA Fornecedor Local 3,00%
B2 Silicone Quaternium-17 (and) Trideceth-7 (and) Trideceth-5 Emulsionante não-iônico, formador de filme BRB 5446 BRB Silicones 2,00%
C1 DMDM Hydantoin Conservante DMDM HYDANTOIN Fornecedor Local 0,40%
D1 Parfum Fragrância FAV 183817 FAV q.s.p.
D2 PEG-40 Hydrogenated Castor Oil Solubilizante de Fragrância Ultramona RH 40 Fornecedor Local q.s.p.
E1 Citric Acid Corretor de pH Ácido Cítrico Fornecedor Local  

 

Procedimento: Adicionar componentes da fase A em um béquer e deixar em agitação até que ganhe viscosidade. Após adicione a fase B1 seguida pela B2, misture bem após cada adição. Adicione a fase C1 e homogenize. Pré-solubilize a fragrância com a fase D2 e adicione à mistura, homogeneizando. Depois acerte o pH da fórmula com a fase E1 para pH 4,0 – 5,0.

Atendendo as tendências asiáticas, a BRB Silicones promoveu um estudo entre os novos produtos para Hair Care que fazem parte dos cuidados de beleza diários das mulheres. Um produto que se destacou foi o Hair Mist que se apresenta na forma de spray, geralmente bifásicos, para borrifar nos cabelos. Este produto é rico em silicones de baixa viscosidade e condicionantes para alcançar uma performance de sensorial leve e perfumado.

Por uma fórmula sugestiva, a BRB desenvolveu um Nutritivo Hair Mist para uso diário, ou quando necessário, afim de perfumar e finalizar os cabelos das mulheres a qualquer momento do dia. O destaque da fórmula deve-se ao silicone BRB 6373 (Cyclopentasiloxane (and) PEG/PPG 18/18 Dimethicone) que é um emulsionante A/Si (água/silicone) que promove sedosidade ao cabelo e leveza aos fios. Os demais silicones promovem brilho (BRB PTM 20), condicionamento/finalização (BRB 1840) e proteção térmica e da cor dos fios (BRB 526).

Claim da Formulação: Promove efeito condicionante, brilho, suavidade e sedosidade ao cabelo. A fórmula tem um aspecto de emulsão bifásica, formada com silicones de baixa viscosidade.

Fase INCI Nome Comercial Empresa %
A Cyclopentasiloxane BRB CM 50 BRB Silicones 10,00%
A Cyclopentasiloxane (and) Dimethiconol BRB 1840 BRB Silicones 1,00%
A Phenyl Trimethicone BRB PTM 20 BRB Silicones 1,00%
A Cyclopentasiloxane (and) PEG/PPG 18/18 Dimethicone BRB 6373 BRB Silicones 1,00%
B Aqua Água Fornecedor Local 12,00%
C Aqua Água Fornecedor Local 68,60%
C Propylene Glycol Propilenoglicol Fornecedor Local 2,00%
C Cetrimonium Chloride CCTA Fornecedor Local 2,00%
C Panthenol D-Panthenol Fornecedor Local 0,50%
C PEG-12 Dimethicone BRB 526 BRB Silicones 0,50%
C Citric Acid Ácido Cítrico Fornecedor Local Q.S.
D 1,3 Dihidroximetil 55 Dimetil Hidantoína Conservante Fornecedor Local 0,40%
E Parfum Fragrância Fornecedor Local 1,00%

 

Procedimento: Misturar, em um béquer, os ingredientes da fase A e agitar sobre alta rotação. Incorporar a fase B lentamente, gota a gota, sob rotação de 2000 rpm para que seja formada uma emulsão branca. Após a incorporação total da fase B sobre a fase A. Manter em agitação por mais 10 a 30 minutos. Pesar os ingredientes da fase C em um béquer e misturar bem até completa homogeneização. Ajustar o pH da Fase C entre 4,0 a 5,0. Verter a mistura A+B sobre a fase C e misturar até completa homogeneização. Adicione a fase D e agite até completa homogeneização. Após repouso a fórmula deve manter-se separada em duas fases.

Com a tendência de buscar uma vida mais saudável e manter a boa aparência mesmo com a idade, os consumidores não têm focado apenas no cuidado da pele e têm procurado também cuidados anti-aging para seus cabelos. O envelhecimento capilar compromete diferentes aspectos: perda de cabelo, opacidade, atenuação de cor e despigmentação fazem parte desse processo. Enquanto cabelos grisalhos ganham aceitação, um cabelo falho sempre será visto negativamente e produtos de cuidado capilar com apelo para crescimento capilar interessam todo mundo.

Muitos desses problemas são temporários, porém existe outro tipo de perda capilar que é menos perceptível e dramático. Esse processo envolve o afinamento gradual do cabelo, pode começar em qualquer idade, é progressivo e hereditário. Esse fenômeno, conhecido como alopecia androgênica, é relacionado aos hormônios masculinos, mas não é causado pela testosterona em excesso. Essa predisposição genética torna o folículo capilar mais sensível ao hormônio. A enzima 5α redutase converte o hormônio sexual masculino, testosterona, na sua forma ativa dihidroxitestosterona (DHT). Esse hormônio faz com que os folículos capilares produzam um cabelo mais fino e menor, até o ponto em que o crescimento desse fio cessa.

A Mibelle Biochemistry desenvolveu o RootBioTec™ HO, um ativo inovador contra a queda de cabelo, que é extraído da folha do manjericão e é produzido com sua tecnologia inovadora e sustentável. Esse ativo detém o problema da queda de cabelo na raiz, estimulando a proliferação celular no bulbo capilar para aumentar o renascimento capilar e ao mesmo tempo atua inibindo a perda de cabelo pela ação da enzima 5α redutase II. Previne perda de cabelo em homens e mulheres, auxiliando os usuários na recuperação de um cabelo mais espesso e denso.

O ingrediente ativo demonstrou capacidade de reduzir a perda de cabelo em 26% depois de um mês de uso e de 31% durante o segundo mês de uso. Esses resultados sugeriram que existe a redução significante de perda de cabelo e consequentemente o produto auxilia no aumento da densidade capilar.

Nail Polish

No Brasil a maior parte das fórmulas de esmaltes contém agentes que podem causar problemas em algumas de suas consumidoras, como coceira, ardência, vermelhidão e inchaço, que são sinais evidentes de alergia. Cerca de 30% da população mundial já demonstrou alergia por compostos como Tolueno, Formaldeído, Formaldeído livre, DBP e Cânfora, que compõe comumente a composição dos esmaltes brasileiros e ainda são permitidos por nossa legislação, apesar de serem proibidos em países como os EUA.

Para quem tem alergia, mas que ainda assim quer utilizar esmaltes, o mercado dispõe de opções conhecidas como 5-Free: Fórmulas livres de tolueno, formaldeído, formaldeído livre, DBP e cânfora.

A Polychromatic, empresa norte americana especialista em esmaltes, pertence à família da mundialmente conhecida Keystone Research and Pharmaceutical, se compromete a reinventar os esmaltes para oferecer ao mercado a melhor opção de bases para esmaltes totalmente 5-Free e de alta qualidade que atendem linhas de varejo e profissional.

A Linha de produtos da Polychormatic pode ser dividida da seguinte maneira:

  • PC 101:

Base de Suspensão Convencional/clássica, adequada para fabricar esmaltes cremosos e/ou cintilantes, é um excelente agente de suspensão que garante resistência e durabilidade às unhas.

  • PC 501:

 Base de Suspensão adequada para fabricar esmaltes de unhas contendo pigmentos do tipo Glitter, proporciona excelente brilho que se mantém ao longo dos dias e alta durabilidade. Esta base é incolor e translúcida.

  • PC 115:

Base de Suspensão que permite excelente resistência e luminosidade por longa duração e rápido tempo de secagem. Adequada para fabricar Esmaltes de unhas Cremosos e/ou Cintilantes.

Base Coat e Top Coat resistentes ao desgaste e retenção de brilho durante um longo período de tempo e que permitem aplicação autonivelante com secagem ao ar.

  • PC 350:

Base de Suspensão que permite um imediato efeito Gel Look (Esmalte Gel) com efeito preenchedor/ efeito voluminizador que dá aparência de profundidade. Sua aplicação é autonivelante e com secagem ao ar.

O Top Coat da linha PC 350 da Polychromatic se chama Rapid Armor,possui secagem rápida com acabamento durável, brilho intenso e boa resistência aos solventes. É o Top Coat com secagem ao ar mais rápido da linha da Polychromatic.

  • PC110:

É a linha de esmaltes de unhas de tecnologia híbrida. Esta categoria define-se por ser um meio termo entre os esmaltes convencionais (solventes orgânicos e nitrocelulose) e o esmalte gel (presença de oligômeros). Uma vantagem desta tecnologia é a alta performance e durabilidade, pois por conter oligômeros, este esmalte continua o processo de cura ao longo dos dias (fotopolimerização), logo o brilho e a performance se mantêm, beneficiando à longa duração.

Base de Suspensão híbrida de formulação robusta, reforçada luminosidade e durabilidade, contém nitrocelulose e oligômeros. O aumento gradual da dureza e do brilho é alcançado ao longo do tempo que se mantém durante a utilização.

Base Coat e Top Coat de extrema durabilidade e resistência, secagem rápida ao ar sem a necessidade de lâmpada LED e reativo ao UV natural. O uso desta tecnologia permite maior tempo de resistência ao desgaste natural dos esmaltes coloridos.

Todos os vidros da tecnologia PC 110 devem ser negros (pretos).

 

Outros destaques da feira In-Cosmetics Brasil 2015:

Ativos Anti-aging Biotecnológicos:

  • PhytoCellTec™ Nunatak: O ativo lançado em Barcelona da suíça Mibelle Biochemistry, é um ativo derivado de uma planta chamada Saponaria pumila a qual existe desde a Era do Gelo nas montanhas Suíças em porções sem gelo, chamadas Nunataks. Promove rejuvenescimento notável, eficiência incomparável na proteção da pele contra o estresse diário, bem como a pele com uma aparência impecável e fresca em todos os momentos do dia. Destaque para a tecnologia Sustentável PhytoCellTec™ baseada no cultivo e extração de células-tronco vegetais. É um excelente ativo anti-aging para fortificar a atividade de auto-defesa da pele, redensificar e aumentar a aparência lisa e macia da pele, mesmo quando exposta ao sol.

 

  • Ainda, focada em busca de tendências do mercado europeu e americano, a Mibelle Biochemistry, notou o crescimento no número de produtos de base oleosa dedicados à face, corpo e cabelos, ou os 3 tratamentos juntos, bem como, recentes lançamentos nas linhas de maquiagem que também acompanharam a tendência de óleos.

A Mibelle Biochemistry com sua expertise não ficou de fora e adaptou grandes sucessos de seu portfólio, por meio de novos processos e tecnologias de extração, apresentando ao mercado cosmético 3 novos ativos para skin care:

Happybelle O – Produtor de Fitoendorfinas, é o mensageiro da felicidade para a pele. Resultado: pele rejuvenescida.

NanoCacao O – É o mensageiro lipídico do bom humor, efeito relaxante dos músculos da pele e como consequência melhora a sensação de bem-estar.

MaxNolia O – Possui duas substancias anti-inflamatórias isômeras potentes  Magnolol e Hokoniol que agem na proteção da pele contra efeitos inflamatórios crônicos.

 

  • Kalinat DNA: é um novo ingrediente funcional e biologicamente ativo da Kalichem Itália constituído por ácido desoxirribonucleico nativo, que foi purificado, despolimerizado e neutralizado com íons de sódio. Diversos ensaios clínicos destinados a estudar os seus efeitos no tratamento de diferentes tipos de lesões e patologias cutâneas, foram evidenciados a eficácia de fragmentos dos nucleotídeos de DNA em retardar a formação e aparecimento de rugas e na redução de todos os fenómenos de pele ligadas ao envelhecimento. Teste in vivo comprova que um creme a 0,25% aumenta em 8 semanas, 25,6% da elasticidade cutânea, utilizando 2x ao dia na região dos olhos. Suas aplicações são adequadas para: Cremes anti-agings, proteção solar, pele seca por agir na proteção e regeneração da pele.

Texturas:

  • A francesa Lessonia lançou no Brasil durante a feira o novo esfoliante da linha, chamado Magnetite Exfoliator. É um esfoliante mineral e está disponível em dois tamanhos de partículas, sendo 300 µm ideal para esfoliação facial e esfoliação média para o corpo e tamanho de 500 µm, especialmente desenvolvido para uso em corpo, mãos e pés, promovendo forte esfoliação. Devido ao seu poder de atração com outros materiais magnéticos, tal qual ao Imã, o Magnetite Exfoliator pode ser removido logo após esfoliação convencional. É aplicável em cremes, géis e qualquer outro tipo de formulação.

mgnetite

  • O Polietileno é uma matéria prima de baixo custo e de fácil oferta no mercado, sendo amplamente utilizado como esfoliante com a intenção de incentivar a renovação celular do tecido cutâneo pela fricção mecânica destas microesferas contra a pele, em cremes dentais e em diversas outras formulações cosméticas. Estudos apontam que seu uso vem acompanhado de um grande impacto ambiental, pelo fato do Polietileno não ser um ingrediente biodegradável e levar aproximadamente 400 anos para se degradar. Por terem compatibilidade molecular com poluentes químicos, formam complexos tóxicos bioacumulativos. Estes complexos são ingeridos erroneamente por animais aquáticos que consequentemente são contaminados pelas toxinas carregadas pelas microesferas.

A Lessonia, agregou ao seu portfólio de produtos o CelluloScrub™, ativo premiado na IC Barcelona 2015, esfoliante de origem 100% vegetal obtido através do acetato de celulose, que é 100% biodegradável. Este produto chega como uma alternativa perfeita para a substituição das microesferas de polietileno, pois cobre efetivamente todas as suas características técnicas, além de ser obtido de maneira sustentável e eco-friendly.

Agentes condicionantes:

  • DUB SHOREA T: Éuma manteiga multifuncional de significado sagrado aos budistas, que previne o ressecamento e o desenvolvimento de rugas. Esta manteiga também é capaz de reduzir a degeneração das células e restaurar a flexibilidade da pele graças ao seu alto teor de insaponificáveis e ômega 9.
  • BRB 9719 (Dimethicone (and) Laureth-4 (and) Laureth-23):Nova emulsão não iônica de alto peso molecular da BRB Silicones, ideal para produtos capilares como shampoos e condicionadores devido seu potencial de condicionamento, acelera a secagem dos fios, concedendo sensorial sedoso e macio aos cabelos. Não possui efeito acumulativo que prejudica o aspecto dos cabelos em longo prazo.
  • BRB 1298 (Amodimethicone (and) Trideceth-7 (and) Trideceth-5 (and) Propylene Glycol (and) Trideceth-12): É uma microemulsão não iônica de um silicone polimérico amino funcional (30%), ideal para produtos transparentes. Excelente ativo condicionante para produtos capilares que pode ser incorporado em produtos 2 em 1, condicionadores e produtos para estilizar os fios. Melhora a secagem, penteabilidade e o volume dos cabelos; aumenta o brilho e diminui o frizz. Inspire-se em criar produtos multifuncionais, como: Máscaras reparadoras, CC cream capilar, pomadas, sprays multifuncionalidade (Hair Mist), etc.

Repelente Natural

  • O ativo CITRONEEM da representada Plantus (Rio Grande do Norte) é uma alternativa vegetal aos repelentes convencionais do mercado brasileiro, derivado de um blend de óleos vegetais para ação sinérgica (Óleo de Citronela + Óleo de Neem). Devido aos seus inúmeros ingredientes ativos, mais do que 44 substâncias com diferentes mecanismos de ação, torna-se extremamente difícil, mosquitos desenvolverem resistência a este óleo. Para aplicação a Focus Química desenvolveu um Spray repelente, com o silicone BRB DM 0,65 (Disiloxane)ultra volátil, éster da Stearinerie-Dubois DUB ININ (Isononyl Isononanoate) para máxima espalhabilidade e toque sedoso e resina de silicone, BRB TMS-50C (Cyclopentasiloxane and Trimethylsiloxysilicate) para long-lasting e resistência ao suor.

Conservantes Naturais

  • A ISCA (Reino Unido), líder no desenvolvimento de conservantes seguros e sustentáveis desenvolveu duas alternativas de origem vegetal o Iscaguard® SAP (Propandiol and salix alba): Conservante 100% natural e ECOCERT. Desenvolvido através de um processo único e renovável, seus benefícios incluem sua elevada pureza, diminuição de irritabilidade e propriedades antimicrobianas naturais.
  • Iscaguard® FAC (Propandiol citric, malic, lactic, gluconic, glycolic, ascorbic and tartaric acids and Salix alba): É um conservante 100% natural e desenvolvido através de um processo único e renovável GMO free (livre de OGM). Iscaguard® FAC é um aditivo de nova geração, multifuncional com eficácia antimicrobiana.

Compartilhe:

Todos os Direitos Reservados © 2009-2020