Fale Conosco: +55 (11) 2676-3111 | focusquimica@focusquimica.com

Focus News

As últimas notícias do mercado.
Confira todas as novidades.

21/01/2020

Impressionando com o encapsulamento

Os produtos que mudam de cor e textura ajudam na comunicação de ingredientes ativos que são eficientes para o consumidor, enquanto proporcionam um efeito “uau”. Danny Goldstein, Shaher Duchi e Jessie Reder discutem a tecnologia que a Tagra traz com o controle na variedade de cores e divulgam vários tipos de fórmulas com essa tecnologia.

Uma rotina de skin care não é apenas uma rotina, mas sim um relacionamento entre o consumidor e suas marcas selecionadas. Os consumidores se fidelizam com as fórmulas através de múltiplos fatores, como: resultados clínicos, experiência visual para compartilhar nas redes sociais, ingredientes ecocert e que, além disso, tenham uma produção com baixa emissão de gás carbonico. A fidelidade dos clientes (o engajamento do consumidor) é a chave para o sucesso no mercado cosmético.

Uma rotina de skin care, por si só, não é uma maneira fácil de fidelizar os consumidores, mas isso pode ser feito por meio de fórmulas que mudam de cor ou textura.

Como uma empresa de inovação líder na tecnologia de microencapsulamento, a Tagra fez parte das primeiras empresas a introduzir o conceito de pigmentos encapsulados, dentro da indústria cosmética, para que proporcione o efeito de mudanças de cor na aplicação dos produtos.


Mudanças de cor na formulação

Os consumidores aderem a fórmulas que se transformam, pois de certa forma, acreditam que durante o uso do produto ele está realmente funcionando. Esse conceito serve de instrumento de marketing para ilustrar a liberação de ingredientes ativos da Tagra e de outros microencapsulados na fórmula, como por exemplo, ativos e vitaminas.

Além disso, para agir como ferramenta de comunicação aos consumidores, os pigmentos encapsulados permitem que as empresas voltadas a skin care, facilmente convertam os produtos de cuidados com a pele em cosméticos com cor, e, assim, unem os dois universos em um único produto.

Os ativos podem ser usados em pós compactados e os pigmentos microencapsulados podem ser adicionados à séruns de toque leve.

CameleonCaps™: Quais são os benefícios?

Quando se formula com os pigmentos encapsulados da Tagra, as empresas não precisam investir em uma linha de produção dedicada para cosméticos coloridos. Além disso, as cápsulas são adicionadas no último estágio da formulação, sendo incorporadas de maneira gradativa com um simples misturador de pás.

Não há necessidade de um tratamento prévio do pigmento (moer ou preparar uma dispersão estável) e o encapsulamento dos pigmentos reduz significativamente os esforços de manutenção de limpeza dos reatores.

O processamento, a limpeza e a combinação de cores, acontecem de forma muito mais ágil do que na produção de cores de um pigmento não encapsulado, o que equivale a uma economia substancial de custos.

As CameleonCaps™ da Tagra trazem uma liberação controlada da cor em qualquer tipo de fórmula, desempenhando um papel vital na criação de fórmulas estáveis de sucesso.

As CameleonCaps™ podem ser incorporadas em qualquer tipo de preparação cosmética: cremes (A/O ou O/A), loções, formulação com base silicone, géis, batons e até mesmo em pós compactados. Com um invólucro polimérico à base de celulose, a qual é extraída da polpa de madeira, essa tecnologia de microencapsulamento pode ser usada em claims veganos e derivados naturais, como preconizado na ISO 16128.

As transformações visuais e sensoriais podem indicar a liberação do material ativo ou direcionar o tempo de uso, como por exemplo massagear uma máscara facial até que a cor secundária seja inteiramente distribuída. O momento surpresa durante a mudança de cor da fórmula cria um efeito ‘uau’, fazendo com que o consumidor se encante ao aplicar a fórmula.

A encapsulação de pigmentos permite que as empresas de skin care convertam facilmente os seus produtos em cosméticos coloridos e une dois benefícios em um único produto.

Os cosméticos de dupla função atendem à tendência de personalização e oferecem aos consumidores o controle sobre a aplicação – Um produto pode atuar como creme de contorno e iluminador, por exemplo.

Uma popular tendência é a maquiagem que muda de cor baseando-se no pH da pele. Porém, essa transição de cor é limitada, com a tonalidade final variando apenas de rosa a vermelho. Desta forma, a aplicação controlada de CameleonCaps™ traz precisão e tecnologia de nível superior a muitos tipos de formulações.

Criações coloridas

Dentro da família CameleonCaps™ pode-se encontrar as seguintes cores: Yellow, Red, Black, Blue, Green, Red30, Brown, White e Pink-to-White. Nas cápsulas Pink-to-White, a parte externa da cápsula oferece à fórmula uma tonalidade rosa, que se converte a branco intenso, sendo estas muito populares nos mercados asiáticos.

Recentemente, a Tagra lançou o Cameleon Gold (dourado), o qual é uma mica encapsulada que mantém a cor original da fórmula e quando liberada, traz um perfeito realce iluminado após a aplicação.

Além de fornecer essa variedade de cores, a Tagra pode customizar de maneira específica as microcápsulas baseando-se na necessidade do cliente. Por exemplo, o polímero da camada externa, pode ser composto por uma diversidade de cores, proporcionando uma cor na base do produto, e outra após a liberação do pigmento.

Para empresas que desejam simplificar a produção de cores, a Tagra oferece combinações de cores e blends customizados. Além disso, capsulas maiores podem ser produzidas, o que oferece um efeito visual em fórmulas com base transparentes, como por exemplo em gel.

Ocasionalmente, para formuladores que são menos familiarizados com a criação de cosméticos coloridos, a Tagra criou um guia de tonalidades (figura 3), com proporções de cores básicas prontas (vermelho, amarelo e preto).

Ciência por traz do efeito

A Tagra possui um processo de microencapsulação baseado no método de remoção de solventes. Isso facilita a retenção de ingredientes lipofílicos e insolúveis em água, como ativos, filtros solares e pigmentos nas cápsulas ao longo do tempo. Uma das principais vantagens dessa tecnologia é que não envolve nenhum tipo de reação química durante o processo, então as propriedades físico-químicas do encapsulante não são modificados de nenhuma maneira. Todos os ingredientes que formam as microcápsulas estão totalmente dentro dos regulamentos mundiais.

A abordagem da Tagra (figura 4) resulta na criação de microcápsulas com paredes poliméricas herméticas que impedem que os ativos escapem e os protegem dos efeitos prejudiciais de excipientes, incluindo a água. As microcápsulas possuem forma de pó e não se rompem durante a formulação. O esquema geral da microcápsula é ilustrado na (figura 5).

As CameleonCaps™ são microcápsulas de dupla camada. O invólucro polimérico externo contém TiO2 para mascarar a cor inicial do pigmento, localizada dentro do núcleo interno da microcápsula. O TiO2 que compõe a CameleonCaps™ contribui na otimização da cobertura durante a fricção da cápsula na pele, enquanto mantem a tonalidade branca da fórmula depois de adicionar CameleonCaps™.

Todos os outros ingredientes da composição da CameleonCaps™ ajudam a rápida e intensa liberação da cor, além de um sensorial sedoso durante a fricção da fórmula na pele.

As microcápsulas liberam seus conteúdos a partir do mecanismo RND (Release on Demand – Liberação sob demanda) da Tagra. Esse mecanismo mantém o ativo encapsulado até que as microcápsulas sejam expostas ao estresse físico induzido por aplicação mecânica – o atrito entre as pontas dos dedos e a pele (figura 6). A partir de um simples pressionamento e fricção durante a aplicação, com a ruptura das paredes das cápsulas, os ingredientes ativos são lançados a pele.

Enquanto são facilmente rompidos para uma aplicação confortável, os ingredientes microencapsulados da Tagra são fisicamente fortes para suportar todo processo de fabricação de formulações cosméticas. Esses processos não somente incluem a agitação, mas também o estresse no bombeamento associado com a transferência e envase do produto acabado.

A inovação no mercado da beleza requer desenvolvimento rápido, o que por sua vez, exige fórmulas estáveis com matérias-primas confiáveis. A tecnologia de microencapsulação patenteada da Tagra consistentemente entrega uma performance superior, e a empresa continua trabalhando com líderes globais multinacionais em inovação para definir tendências do consumidor e superar as expectativas.

Autores: Dr Danny Goldstein, Dr Shaher Duchi & Jessie Reder, Tagra

Tradução e Adaptação: Millena Freitas – Marketing Técnico Focus Química

tecnico@focusquimica.com

SPC Setembro 2019

Compartilhe:

Todos os Direitos Reservados © 2009-2024